O Nível I sugere 6 módulos, podendo ser postos em prática na totalidade ou de acordo com as necessidades de cada instituição. Esta formação é fornecida em blocos de 3 horas cada, sendo obrigatória a escolha de 2 módulos por ação de formação.
Módulo 1 - Porque é que a União Europeia Financia projetos? (Programas ao abrigo do Regime de Subsidiariedade ou em Gestão Partilhada, Programas em Gestão Direta, Next Generation EU e outras iniciativas: O novo Bauhaus europeu e Pacto Ecológico Europeu)
Módulo 2 - O que foi Portugal 2020. O que nos reserva o futuro 2021 – 2027 (Portugal 2030) + Plano de Recuperação e a Resiliência + Programas de Cooperação Territorial Europeia (Abordagem INTERREG)
Módulo 3 - Projetos no domínio das artes e da cultura (Que questões prévias mudam a abordagem aos programas? Que programas podem financiar projetos no domínio das artes e da cultura?)
Módulo 4 - Programas em Gestão Direta com a Comissão Europeia (Que diferenças face aos apoios exclusivos para Portugal? Quais os mais relevantes para as artes e cultura? Quais os documentos de referência a ter em conta?)
Módulo 5 - Transformar uma ideia num projeto (Conferir os check fundamentais; o que é um projeto? quais os elementos a ter em conta? roteiro simplificado para a elaboração de um projeto).
Módulo 6 - Formalizar a Candidatura (como e onde apresentar a minha candidatura? Registo no Portugal 2030 e na Comissão Europeia – número PIC, Formulário de candidatura).
O Nível II, centra-se nas informações fundamentais para redigir uma boa proposta para concorrer ao Programa Europa Criativa – Projetos em Cooperação e está estruturado nos seguintes pontos:
Enquadramento estratégico. Agenda Estratégica da EU para 2019-2024 e os objetivos e prioridades do Programa Europa Criativa. Documentos de referência fundamentais e especificidades regulamentares a observar. Como incluir as guidelines temáticas.
Noções básicas de projeto. Quais os elementos fundamentais a preparar antes de iniciar o preenchimento do formulário de candidatura: análise de necessidades, ações e atividades a desenvolver, orçamento, comunicação e disseminação de resultados. Como encontrar inspiração em exemplos e em boas práticas de projetos aprovados.
Noções elementares prévias. Alinhamento com as prioridades definidas no programa; análise de necessidades ao nível Europeu; noção de valor acrescentado europeu; resultados tangíveis e dissemináveis; inclusão das questões transversais e o estabelecimento de parcerias. A importância do wording e da terminologia. Praticalidades e truques na redação da redação. Como evitar os erros mais frequentes.
Candidatura step by step. Utilização do Portal da Comissão Europeia no processo de candidatura ao Programa. Registo da entidade e criação do formulário de candidatura nas diferentes partes que o compõem e submissão do projeto. Resposta às questões centrais do formulário, assegurando a articulação e o cumprimento dos critérios de seleção, a simplicidade da proposta e sua coerência interna e externa. Desenho dos pacotes de trabalho e respetivas atividades, deliverables e milestones. Estratégia de informação, comunicação e disseminação dos resultados. A importância do legado do projeto, garantindo a transferência de conhecimento, a utilidade futura e a contribuição do projeto para uma perceção positiva da EU.
Elaborado no âmbito do projeto Magallanes_ICC, o _ARTERIA_LAB - Universidade de Évora
O Guia resume as oportunidades de financiamento europeu, nacional, regional para o setor cultural e criativo, no atual período de programação tendo como como objetivos:
- ajudar a compreender a estratégia da União Europeia traduzida através dos seus mecanismos de financiamento para as artes e para a cultura;
- esclarecer sobre os processos de financiamento europeu;
- orientar potenciais candidatos/as na identificação de oportunidades de financiamento, no desenvolvimento de parcerias e projetos e na formalização de candidaturas;
- apoiar os/as criativos/as a encontrar oportunidades complementares de financiamento público e privado;
- orientar os/as criativos/as na elaboração e defesa de uma ideia de projeto (dicas e truques para a apresentação de uma candidatura com sucesso).